Páginas

Orquestra

Orquestra

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Orquestra Sinfônica da Ufal faz concerto em homenagem ao Folclore

Orquestra no último concerto no Tetaro Deodoro (Foto Adalberto Farias)
O erudito se mistura à banda de pífano e a grupos de clarinetes e de percussão
Simoneide Araujo – jornalista colaboradora
O erudito se mistura ao popular e, no mês do Folclore, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas amplia seu repertório e faz um concerto especial em homenagem às tradições e às manifestações populares. Além de peças do folclore brasileiro, o maestro Joselho Rocha convidou a banda de pífano Fulô da Chica Boa, o quarteto de clarinetes da Manguaba e o grupo de Percussão da Ufal para se apresentarem no Teatro Deodoro, no Quinta Sinfônica, nesta quinta-feira, 25, às 20h.
A banda de pífano começa a tocar no hall do teatro, recepcionando o público e, depois, fará uma participação especial no concerto. O quarteto de clarinetes da Manguaba vai tocar Bagatelle, de Clare Grudman; A Flor Amorosa, de Joaquim Calado e Catulo da Paixão, com arranjo de Eilizaubo Wandemberguer, Gonzagão, um pot-pourri de Luiz Gonzaga; Carnaval de Veneza, com arranjo de Almiro Giampiere.
Em seguida, o Percufal, grupo de percussão da Escola Técnica de Artes da Ufal, vai apresentar Sabre Dance, de Khachaturian/Moore; Log Cabin Blues, de George Hamilton Green; e O velho Francisco, de Chico Buarque.
A Orquestra vai encerrar o concerto com as peças Le Heros, de Sigismund Neukomm, Quadrifonia – Dia de Feira, de Abel dos Anjos, e Viva o Folclore, de domínio público, com arranjo de Joselho Rocha.
Banda Fulô da Chica Boa em apresentação na orla de Ponta Verde, em Maceió
A banda
A banda existe desde os anos 1980, quando seus integrantes ainda eram estudantes. De lá para cá, houve algumas mudanças na composição dos membros, mas a essência do grupo permanece a mesma: alegrar as pessoas ao som do pífano, da zabumba, do tarol e dos pratos. Entre seus componentes há dois servidores da Ufal e conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Fábio Valeriano, Elizaubo Wandemberguer, Cláudio Gouveia e Luiz Alberto
compõem o quarteto da Manguaba
O quarteto
O quarteto de clarinetes da Manguaba, formado por Fábio Valeriano, Elizaubo Wandemberguer, Cláudio Gouveia e Luiz Alberto. Esse grupo é da cidade de Marechal Deodoro e foi formado em 2015 a partir de aulas de clarineta e saxofone no ponto de cultura Gerando música para juventude, voltado a divulgar a música instrumental.
Entre as apresentações já realizadas, Elizaubo destaca o projeto Sesc Partituras, o 4º Festival Cordas Ágio, no Crato-CE; e o projeto Concertos aos Domingos. O grupo também será atração na Feira Literária de Marechal Deodoro 2016, que acontece no próximo mês de setembro.
Augusto Moralez e o Percufal, em apresentaçção no Museu de História Natural
O Percufal
Comandado pelo músico e professor da ETA, Augusto Moralez, o Percufal foi criado em 2013 e é formado por alunos da graduação e dos cursos técnicos, ex-alunos da Universidade e percussionistas de Maceió.
O Quinta Sinfônica
O Quinta Sinfônica, criado em 2011 como um projeto de extensão da Ufal, é realizado pela Universidade, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). São concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês.
O concerto tem entrada gratuita, mas os ingressos podem ser retirados a partir das 14h, desta quinta-feira, 25, na bilheteria do Teatro Deodoro.
Até o final do ano, haverá mais quatro apresentações programadas: 29 de setembro, 25 de outubro, 22 de novembro e 15 de dezembro. Vaja mais informações sobre a Orquestra no blog
Serviço
O quê: Quinta SinfônicaQuando: 25 de agostoOnde: Teatro DeodoroHorário: 20h
Entrada gratuita
Mais informações: 3315-5656